sexta-feira, 12 de abril de 2013

Criptografar senha

Aqui vai uma dica de como criptografar uma senha.

Eu particularmente utilizo um método um pouco peculiar mas que já vi várias pessoas utilizando.
No exemplo abaixo eu concateno  usuário e senha criando um Hash com essa informação. veja o exemplo:


using System.Security.Cryptography;


public static string AcertaSenha(string _login, string _senha)
{
    StringBuilder senha = new StringBuilder();

    MD5 md5 = MD5.Create();
    byte[] entrada = Encoding.ASCII.GetBytes(_login + "//" + _senha);
    byte[] hash = md5.ComputeHash(entrada);
    StringBuilder sb = new StringBuilder();
    for (int i = 0; i < hash.Length; i++)
    {
senha.Append(hash[i].ToString("X2"));
    }
    return senha.ToString();
}

Se eu passar o usuário "celso" e a senha "12345" o resultado será:
321F8F2C95B3AE3F5B9DAD4B58CF1819

em outra situação, se eu passar o usuário "CELSO" e a senha "12345" o resultado será:
5B105E94EB8276DB9738A92AFF8A490F


:)

3 comentários:

  1. Excelente artigo, estava procurando este conteúdo e vai me ajudar muito!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson, obrigado. estou um pouco distante dos artigos mas pretendo voltar logo.
      Um abraço.

      Excluir
  2. como faço para enviar por email um arquivo usando o hash no c#?

    ResponderExcluir